Lideranças em Ação

Juarez Fonseca é um importante líder comunitário da Zona Norte de Porto Alegre
Juarez Fonseca é um importante líder comunitário da Zona Norte de Porto Alegre

O destaque desta edição de Lideranças em Ação* é Juarez Santos Bastos, morador do Parque Minuano.

Juarez Santos Bastos, Oficial da Reserva da Brigada Militar, Advogado, há quarenta anos em Porto Alegre, é morador do Parque Minuano, tendo residido anteriormente no Conjunto Residencial Costa e Silva, onde foi uma das mais atuantes e expressivas lideranças. Modesto, ponderado e respeitoso no falar, costuma dizer que apenas colabora para que cada um exercite a própria cidadania.

É ele quem conta: “Quando eu morava no conjunto residencial Costa e Silva, quando me perguntavam onde eu residia a resposta era: ‘Eu resido no Conjunto Residencial Costa e Silva – Quadra E – Setor 5 – Casa 996 – Bairro Sarandi’. Isso servia de brincadeiras e até constrangimentos. E aí me perguntavam: como o Carteiro consegue localizar esses locais? Isso ia revoltando as pessoas, a gente fazia chamamento. Até que um dia fizemos uma Reunião, com boa participação dos moradores, formamos uma comissão e fomos procuramos o Vereador Nedel, que a gente sabia ser uma pessoa muito dedicada.

Da nossa sofrida experiência pessoal, aprendemos que o nome de Rua é fundamental. É muito importante ter CEP, facilita o carteiro, facilita a chegada da SAMU, da ambulância, da polícia, para segurança pública, para o Bairro.

A partir desse momento, conseguimos denominar 44 ruas em nossa área. Nós ficamos com um carinho especial pela pessoa do Vereador Nedel, a quem passamos admirar. Tudo começou quando um vizinho muito querido nosso, Pastor de igreja, veio a falecer. Quando cheguei na frente da residência dele, ele fora colocado na calçada, achei que não tinha mais nada a fazer. Imediatamente chamamos a SAMU, que chegou e deu os primeiros socorros, mas mesmo assim o Pastor foi a óbito. O jovem médico da SAMU, junto ao cadáver, levantou a cabeça e disse: ‘Se vocês se organizarem aqui nesta comunidade e procurarem alguém para denominar as ruas, podem ter certeza que vai ficar muito mais fácil, em próximas chamadas da SAMU, chegar mais rápido e dar melhor atendimento’.

E foi então que eu cheguei em casa e disse para minha esposa: ‘Hoje eu vou tomar uma atitude’. E fui, no mesmo dia, a partir das 19h30 de uma tarde muito fria. Logo em seguida começou a chover, mas valeu a pena. Fui batendo de residência em residência, solicitando que, no dia seguinte, a gente se reunisse para formar uma comissão, procurar um político, tomar uma providência, pois a partir dali não podia mais ficar do jeito que estava.

Alguns daquele grupo pediram que a alguém indicasse um político. Eu tinha vários políticos que conheço, mas quis dar a oportunidade para as pessoas também se manifestarem, para não ficar o dono da situação. Até que um dos participantes me disse: ‘Eu conheço uma pessoa, que um dia, quando estavam inaugurando a rua Homero Guerreiro, fez sinal ‘vem, vem cá, vem participar’. Aí eu me aproximei e fiquei sabendo que se tratava do Vereador Nedel. Gostei muito dele e eu acho que é a pessoa mais indicada para nós procurarmos’.

Daí, convidei o pessoal, formamos uma comissão fomos até a minha residência, tentar contato com esse Vereador, que até então eu não conhecia, que era o Vereador Nedel

O vereador foi até a comunidade e participou de inúmeras reuniões e o sonho dos moradores foi se realizando, aos poucos. E hoje o Conjunto Residencial Costa e Silva está com suas ruas denominadas, todas denominadas, graças ao Vereador São hoje 44 ruas, 44 logradouros, que facilita muito nossas vidas. Está facilitando e com certeza continuará facilitando para gerações futuras.

Somos gratos ao Vereador Nedel, que é uma pessoa que trabalha muito, faz história em Porto Alegre.Quando a gente fala no Vereador Nedel, a gente está falando em dedicação, trabalho, está sempre presente na comunidade. Mesmo que não ligue pra lá, não solicite, ele está sempre visitando a comunidade, perguntado se está precisando disso ou daquilo, e nós sempre estamos, é um buraco na rua, tapar um asfalto, a poda de uma árvore, e o vereador faz os pedidos, encaminha. Agora a gente pode, inclusive, perceber a dificuldade desses pedidos serem atendidos. Não é pelo trabalho do vereador, mas é pelas pessoas que muitas vezes não atendem os pedidos.

Se todos seguissem o exemplo do Vereador Nedel nós teríamos outro panorama político, as pessoas estariam mais entusiasmadas. Mas mesmo assim vale a pena a gente continuar com as mangas arregaçadas, colocar o pé no barro e caminhar dia a dia, entusiasmando os vereadores. Vamos continuar acreditando, não vamos perder a esperança, vamos exercitar a cidadania, vamos fazer uma coisa que o meu pai sempre dizia: O que falta, muitas vezes, é que as pessoas não têm sangue na veia. Vamos dar exemplo aos nossos filhos, exercer a cidadania. É um patrimônio que vamos deixar para nossa sociedade e, mais importante, para nossa família, para gerações futuras e para nossos netos”.

* A série Lideranças em Ação visa a apresentar aos leitores algumas de nossas lideranças   comunitárias, pessoas ativas e realizadoras, cônscias de sua responsabilidade social e que colaboram para que este Vereador possa bem representar a população

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s