Guarda Municipal na Segurança de Porto Alegre

Ricardo_Giusti_PMPA

O Vereador João Carlos Nedel protocolou, na Câmara Municipal, nova Indicação (Sugestão) ao Executivo, propondo a utilização da Guarda Municipal no policiamento preventivo da Capital. A proposição sugere a formação de 12 Grupos Especiais de Guardas, especialmente treinados, atuando como Patrulhas Volantes de policiamento preventivo-ostensivo, em 3 turnos de 8 horas, em total sintonia e cooperação com a Brigada Militar.

A finalidade dessas patrulhas será prevenir as ocorrências criminosas, só agindo repressivamente na hipótese de se defrontarem com o fato delitivo em andamento. Nesse caso, solicitarão presença da Brigada Militar.

Porto Alegre - RS, 19.05.2016 Lançamento da operação da Guarda Municipal Local: Praça da Alfândega Foto: Ivo Gonçalves / PMPA
Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

A Indicação ao Município não sugere que a Guarda Municipal participe do policimento repressivo, este sim, problema exclusivo do Estado, mas o policiamento preventivo-ostensivo, sem substituir, apenas complementando o trabalho realizado pela Brigada Militar.

Segundo o Vereador João Carlos Nedel, “Isso o Município pode e deve fazer. Não é inexequível, pois com pequenos ajustes administrativos e financeiros, pode-se dar o passo inicial. Uma coisa é certa: com policiais ausentes das ruas, a insegurança tende a aumentar. E a população, qualquer dia, acabará sendo submetida a um toque de recolher, como já ocorre em algumas vilas da cidade. A Guarda Municipal, presente nas ruas, fazendo policiamento preventivo-ostensivo, sendo presença visível nas ruas, certamente ajudará a dar mais tranquilidade à população.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s