Frei Rovilio Costa – Sacerdote, Escritor e Editor

IMG_5638Rovilio costa despertou, ainda menino, para a vocação sacerdotal ao perceber os benefícios que o padre levava aos doentes e fragilizados. Tornou-se padre em 1964, quando passou a ser chamado Frei Rovilio.

Em suas primeiras experiências sacerdotais, conheceu muitos imigrantes italianos e desenvolveu uma paixão por essas histórias e por essa cultura. Começou, em seguida, a escrever histórias para o jornal Correio Rio Grandense (Caxias do Sul) e, anos mais tarde, essas notas viraram um dos livros mais clássicos sobre a colonização Italiana: Imigração Italiana: Vida, Costumes e Tradições.

Rovilio Costa foi Patrono da 51ª Feira do Livro de Porto Alegre, tornou-se um dos maiores pesquisadores sobre a imigração em terras gaúchas, lançou mais de 20 livros e, como diretor da EST Edições, promoveu a publicação de mais de dois mil títulos que recontam a história da Imigração italiana e Judaica.

IMG_5644Para eternizar essa história, uma rua de Porto Alegre, no bairro Farrapos, foi batizada como Frei Rovilio Costa, no dia 3 de julho, por iniciativa do Vereador João Carlos Nedel. No ato, foram entregues replicas da placa indicativa da rua à familiares e amigos. Estiveram presentes o Pároco da Nossa Senhora do Líbano, Monsenhor Urbano Zilles, os artistas plásticos, Rodrigo e Helena Schiffner e membros do Movimento Emaús, no qual Rovilho fez muitos amigos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s