Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) promovida pelos Grupo Rede Brasil e Cardoso e Corrêa Advogados Associados, o vereador João Carlos Nedel realizou duas palestras informando sobre os riscos do cigarro. Ressaltando os males causados pelo hábito de fumar, Nedel lembrou que, em 2006, foi o autor do Lei Municipal Nº 555 que proíbe o fumo em recintos fechados e apresentou os motivos que o levaram a buscar a proibição. Dentre eles, o prejuízo à saúde dos fumantes passivos, que inalam a fumaça.
Em seus depoimentos, os funcionários das empresas afirmaram que, atualmente, não é possível fumar em nenhum local fechado. Entretanto, questionaram a demora para a lei sair do papel. Segundo Nedel, a fiscalização dos estabelecimentos é feita pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC), que demorou para iniciar as inspeções.
Expondo estatísticas dos danos provocados pelo tabaco, o vereador explicou que o cigarro é responsável por 30% dos casos de câncer e pela morte de quatro milhões de pessoas por ano no mundo. “Eu vim aqui só para mostrar os problemas. É importante que cada um se dê conta dos riscos que o cigarro causa à saúde”.