Caminho de Porto Alegre: um incentivo ao turismo religioso

O vereador João Carlos Nedel, como Presidente da Frente Parlamentar do Turismo (Frentur) da Câmara Municipal foi um dos idealizadores do Caminho de Porto Alegre realizado no dia 03 de setembro e inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Reunindo cerca de 300 peregrinos, o percurso teve 20 km e durou, aproximadamente, cinco horas, de acordo com o ritmo de caminhada dos participantes.

O Caminho foi organizado em parceria com a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Rio Grande do Sul (ACASARGS) e teve apoio da Prefeitura Municipal, Diretoria de Turismo, Arquidiocese de Porto Alegre, Grupo Zaffari, Supermercado Santa Rita, ONG Anjos do Asfalto e Espaço de Saúde Gabriela Fonseca.

A caminhada iniciou na Catedral Metropolitana, passou pela Igreja Nossa Senhora das Dores, Orla do Gasômetro, Museu do Iberê Camargo, Parque Marinha do Brasil, Santuário de Schöenstatt, Vila Conceição, praia da Pedra Redonda e de Ipanema até chegar ao Santuário Santa Rita de Cássia, no Guarujá.

Nos espaços religiosos, que foram os pontos de parada dos peregrinos para descanso e carimbo de suas credenciais, foram realizadas visitas guiadas, que explicavam a arquitetura e a história dos locais, além da oração de envio. Na chegada à Santa Rita teve almoço e uma missa celebrada pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Splenger.

Segundo o Vereador Nedel, que há anos defende a promoção do turismo, o Caminho de Porto Alegre foi o primeiro passo oficial e concreto de fomento ao turismo religioso na cidade. “Porto Alegre é mal aproveitada no turismo. Temos muitos lugares bonitos e marcos importantes da história gaúcha que merecem destaque, mas, infelizmente, são esquecidos”.

Durante a caminhada, algumas pessoas se juntaram a ela e completaram o Caminho de Porto Alegre. Nedel esteve no carro de apoio aos peregrinos e caminhou os últimos 5 km do trajeto. “Foi, realmente, muito bonito ver tantas pessoas caminhando e contemplando as belezas de Porto Alegre. Os porto alegrenses querem mais atividades de turismo, querem poder passear com a família e aproveitar o final de semana na cidade”.

Nedel ainda agradeceu aos apoiadores que contribuíram para que o Caminho se tornasse realidade, à presidente, Adriana Reis, e aos voluntários da ACASARGS por todo o apoio na organização do evento. “Me sinto muito grato por ter participado desse momento inédito para o Município. Espero que esse seja o primeiro de muitos Caminhos que Porto Alegre ainda terá”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s