II Caminho de Porto Alegre será lançado na Semana de Porto Alegre

Foto da primeira edição

O lançamento do II Caminho de Porto Alegre acontecerá no dia 23 de março, às 16 horas, no Paço Municipal, como parte das atividades da Semana de Porto Alegre. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho de Porto Alegre é uma caminhada contemplativa, que perpassa diversos pontos turísticos e religiosos da Capital gaúcha e será realizado no dia 22 de abril, com início às 07 horas.

Organizado pela Associação dos Amigos de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (ACASARGS) com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR) e do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o Caminho possui 21 km de extensão, atravessando a Cidade, do Centro Histórico à Zona Sul. Os peregrinos partirão da Catedral Metropolitana, passarão pela Igreja das Dores, Orla do Gasômetro, Museu Iberê Camargo, Santuário de Schoenstatt, Pedra Redonda, Praia de Ipanema, Monumento a Mãe Oxum até chegarem ao Santuário de Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá.

Segundo o Presidente da Frentur, Vereador João Carlos Nedel, o Caminho tem o objetivo de incentivar o turismo religioso e cultural, além de criar uma atividade para integrar o Calendário de Eventos do Município. “Porto Alegre tem muitos lugares bonitos e que não são aproveitados. Queremos que os porto-alegrenses curtam mais a Cidade e que turistas venham para fazer a caminhada”.

A Presidente da ACASARGS, Adriana Reis, afirma que o Caminho é uma oportunidade para ver Porto Alegre com “outros olhos”, possibilitando a observação, com mais calma e atenção, dos locais que fazem parte do cotidiano. “Cada peregrino realiza a caminhada de uma forma e com um objetivo próprio, sendo que, muitos, aproveitam para fazer uma reflexão pessoal”, explica.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site da ACASARGS. Os 300 primeiros inscritos receberão o kit do peregrino com camiseta, credencial, certificado, barra de cereal e água. Haverá pontos de apoio e acompanhamento médico ao longo do trajeto.

As igrejas que fazem parte do Caminho, Catedral Metropolitana, a Igreja das Dores, além dos santuários de Schoenstatt e Santa Rita de Cássia estão autorizadas, pela Catedral de Santiago, a carimbar a credencial de Compostela para somar os quilômetros percorridos às rotas de Santiago. O objetivo é juntar os quilômetros percorridos em Porto Alegre aos caminhos espanhóis para a obtenção da Compostela.  A credencial poderá ser solicitada com a ACASARGS pelo e-mail contato@acasargs.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s