Cefor debate viabilidade do Aeromóvel em Porto Alegre

Foto: Leonardo Contursi/CMPA

“O aeromóvel como solução para o transporte de Porto Alegre” foi o tema da reunião da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (CEFOR) da Câmara Municipal, no dia 24 de março. O encontro foi Presidido pelo Vereador João Carlos Nedel e contou com a presença do CEO da Aeromóvel Brasil S.A, Marcus Coester, dos vereadores Felipe Camozatto e Lourdes Splenger, além dos funcionários do Legislativo e do público em geral.

Como Presidente da Frente Parlamentar do Trânsito (FRENTRÂNSITO), Nedel há algum tempo vem estudando as condições para a implantação de mais linhas de transporte em Porto Alegre. “O aeromóvel é uma solução para melhorar a mobilidade urbana e desafogar o trânsito, principalmente nas vias que ligam o centro da Cidade. A tendência é que cada vez haja menos ônibus nesta região”, ressaltou o Vereador.

Foto: Leonardo Contursi/CMPA

Aeromóvel Brasil S.A. foi a responsável pela construção dos dois modelos existentes em Porto Alegre: o localizado em frente à Câmara e o utilizado no aeroporto. O CEO Marcus Coester explicou que o primeiro, de 1989, serviu para testar a tecnologia e foi financiado pela iniciativa privada. A expectativa da empresa é poder ampliar os trilhos e transformá-lo em uma alternativa para o transporte público.

Já o veículo que liga o TRENSURB ao Salgado Filho transporta de 4 mil a 5 mil passageiros por dia e é um exemplo da efetividade e da economia que o aeromóvel proporciona, já que seu custo é cinco vezes menor que o do sistema de ônibus. “O aeromóvel é resultado de um processo de investigação muito profundo, que comprova que a tecnologia que utilizamos é sustentável e econômica”, salientou.

Coester ainda expôs os locais onde o aeromóvel poderia ser construído em Porto Alegre: na Terceira Perimetral, nas avenidas Assis Brasil e Ipiranga e uma linha circular no Centro. Segundo o CEO, para se tornar viável a implantação, são necessários projetos que comprovem a demanda e o fluxo de passageiros nas linhas. Alguns estudos já foram feitos, mas ainda não há nenhum plano para a criação de mais uma linha no Município.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s