Alternativa para tirar moradores das ruas

A Prefeitura de Porto Alegre lançou o Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, criado pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), no dia 03 de maio. O Vereador João Carlos Nedel representou a Câmara de Vereadores no ato e manifestou a necessidade de devolver-se a dignidade às pessoas e a importância de políticas que levem em consideração a situação de cada uma delas.

“Muitos falam que as pessoas têm o direito de estar nas ruas. Eu discordo. Acho que cada ser humano tem dois direitos essenciais: à vida e à dignidade. Por isso, questiono: quem mora nas ruas está vivendo com dignidade?” Nedel ainda expôs que há muito trabalho a ser feito e elogiou o plano apresentado pela Prefeitura. “É preciso conhecer a história de cada um desses moradores e oferecer oportunidades para que eles saiam da rua e reiniciem suas vidas de forma digna”.

Em Porto Alegre, há cerca de quatro mil pessoas em situação de rua. Das quais, 50% motivadas pelo uso de drogas, 45% por problemas familiares e, apenas, 5% por desejo. Para reverter esta situação, o Plano conta com seis estratégias de execução: qualificar a abordagem feita aos moradores; implantar o Programa Moradia Primeiro; ampliar a rede de Saúde Mental; aumentar a oferta de oportunidades de capacitação, trabalho e de retornar às cidades de origem; revitalizar o espaço urbano e monitorar a assistência recebida pelos  moradores.

O projeto têm medidas de curto, médio e longo prazo e pretende unificar o trabalho dos Poderes Públicos e da iniciativa privada. A primeira ação será realizada ainda neste mês e prevê que 70 pessoas em situação de rua sejam realocadas para imóveis em Porto Alegre, através do Moradia Primeiro. A estimativa da Prefeitura é de que, em 2019, cerca de 1500 pessoas sejam atendidas pelo Projeto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s