Propostas da Aliança para Inovação são apresentadas na Câmara

Promover o desenvolvimento de Porto Alegre através da inovação foi o tema da reunião da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (CEFOR) da Câmara Municipal no dia 05 de junho. Os representantes da Aliança para Inovação participaram do encontro e apresentaram as diretrizes do projeto criado em abril e que reúne as três principais universidades do Estado: UFRGS, PUCRS e UNISINOS.

O superintendente de Desenvolvimento e Inovação da Pucrs, Dr. Jorge Audy, explicou que, desde a década de 1990, Porto Alegre busca desenvolver projetos sobre o assunto como o Porto Alegre Tecnópole em 1995 e o InovaPoa, em 2013. Citando os modelos desenvolvidos em Barcelona, Medellín e em Florianópolis, Audy afirmou que, unindo esforços de diversas instituições e com um trabalho a longo prazo, é possível tornar a Capital mais moderna. “A missão da Aliança é cooperar para transformar conhecimento em desenvolvimento”.

O próximo passo do grupo é formar um Pacto para a Inovação. Para isso, serão realizadas reuniões mensais, coordenadas pelo Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, Luiz Carlos Pinto da Silva, e ações preparatórias como um encontro sobre inovação em julho com a participação do espanhol Josep Piquè, que é presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP).

A Coordenadoria de Inovação da Prefeitura, antigo InovaPoa, participa da Aliança, disponibilizando recursos humanos para auxiliar no desenvolvimento das ações do grupo. Além disso, o coordenador Roberto Astor Moschetta mencionou que a Prefeitura pretende implementar um prêmio de incentivo à Inovação e solicitou a ajuda da Câmara para a concepção do projeto.

Durante o encontro, o Vereador João Carlos Nedel, Presidente da Cefor ressaltou a importância de falar sobre Inovação na Câmara de Vereadores e afirmou que a Comissão pode auxiliar na elaboração do Prêmio. Nedel também falou sobre o Cluster da Saúde que está sendo desenvolvido na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pretende modernizar o atendimento e os procedimentos oferecidos em Porto Alegre.

Para continuar os debates sobre inovação, a Cefor tentará marcar uma reunião com Josep Piqué em julho, quando ele virá à porto Alegre para participar do evento organizado pela Aliança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s