Câmara homenageia Paróquia São Luis Gonzaga

A Paróquia São Luis Gonzaga foi homenageada pelos seus 50 anos de fundação na Câmara Municipal de Porto Alegre na noite desta terça-feira, 07 de agosto. A cerimônia foi solicitada pelo Vereador João Carlos Nedel e acompanhada por mais de 60 paroquianos, que se emocionaram ao relembrar o histórico da Igreja, construída graças ao empenho e a persistência da comunidade.

Fundada em 1968, a história da Paróquia começa no início da década de 1960 quando as famílias do recém-criado Jardim Botânico se juntaram e doaram dinheiro para construir a primeira capela do bairro. Entre contratempos e dificuldades, como um temporal que derrubou parte da obra, a capela foi inaugurada em 1964. Quatro anos mais tarde, em 15 de agosto, ganhava status de Paróquia São Luis Gonzaga em homenagem à antiga denominação do bairro, chamado de Vila São Luis, em referência ao dono da única empresa de ônibus que atendia a região.

O Frei Elio Dalacosta, vigário da Paróquia, relembrou que na época da construção era a congregação dos Frades Capuchinhos que evangelizava no local, realizando as celebrações ao ar livre ou na casa das famílias. Após a inauguração, a Arquidiocese passou a gerir a Igreja e durante esses 50 anos, quatorze sacerdotes foram responsáveis por estruturar e fortalecer o trabalho desenvolvido na Paróquia.

Do desejo de ter um espaço físico para encontrar Deus, a comunidade criou um local para viver sua Fé e levar o amor de Cristo aos que mais necessitam. Hoje, a São Luis Gonzaga possui várias atividades, como catequese, visita aos doentes, atendimento psicológico, pastoral da escuta, curso de noivos, entre tantas outras desenvolvidas dentro e fora dos limites paroquiais.

Para o Vereador Nedel, a Esperança que moveu aquelas primeiras famílias a construir uma capela no bairro deve servir de motivação na busca pela santidade. “São Luis Gonzaga morreu jovem e com os olhos voltados para o crucifixo. E os nossos olhos, para onde estão inclinados? Inspiremo-nos no exemplo do santo que dá nome a Paróquia e na alegria dele em buscar as coisas do Céu. Juntos, como comunidade e, principalmente, como Igreja”, defendeu.

A cerimônia ainda teve a apresentação do coral da Paróquia e a manifestação do atual pároco, padre Alexandre Silveira Chaves, da Presidente do Conselho Paroquial, Maria Godoy, e do professor Matheus Ayres.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s