Eventos Esportivos fomentam o Turismo

Mediei o seminário “Eventos Esportivos: Um Caminho Viável para Porto Alegre” realizado pelo Porto Alegre  e Região Metropolitana Convention e Visitors Bureau (POACV), na manhã do dia 17 de agosto. No encontro foram apresentadas as potencialidades da Cidade para receber e promover eventos esportivos e a necessidade de projetos e empresas que queiram investir no futuro de Município.

Em Porto Alegre, de 2010 a 2014, o número de empregos ligados à indústria de eventos cresceu 17,4% enquanto que nas demais áreas, o percentual de empregados subiu 7,4%. Além disso, só em 2017, através do Convention Bureau, foram realizados 46 eventos, que atraíram, aproximadamente, 45 mil pessoas e movimentaram quase R$ 150 milhões. Além disso, segundo uma pesquisa do SESCON-RS, cada atleta traz consigo, em média, três pessoas. Ou seja, em uma competição com 10 esportistas, 50 pessoas virão para o Município, utilizar o comércio e a hospedagem local.

Esses números demonstram que realizar encontros esportivos é fomentar a economia e investir no desenvolvimento da Cidade. Como aconteceu com os três últimos grandes eventos que ocorreram em Porto Alegre: Mundial de Atletismo Master, em 2013, reuniu mais de 4 mil atletas de 82 países; em 2014, etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia com mais de 60 competidores, incluindo campeões olímpicos e ; a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos do Remo com cerca de 200 atletas de 21 clubes brasileiros e um chileno, em 2017.

Sou Presidente da Frente Parlamentar do Turismo (FRENTUR) e sei o quanto os eventos esportivos são importantes para fomentar o Turismo da Cidade. E mais do que isso, o quanto Porto Alegre deixa de ganhar com a sua não realização. Tanto na questão econômica quanto na social. O esporte também tem um papel muito importante no uso dos espaços públicos, na torcida que faz com que fortaleça em nós o sentimento de pertencimento e na formação das crianças.

Por isso, estamos trabalhando para fomentar os esportes náuticos e radicais na Cidade. No entanto, como mencionei acima, precisamos de mais projetos de encontros esportivos, bem como do apoio da sociedade, divulgação da imprensa e, principalmente, de empresas que invistam na realização destes eventos. Potencial Porto Alegre tem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s